Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trimezia pusilla Ravenna NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-08-2012

Criterio:

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Trimezia pusilla é uma espécie herbácea distribuída nos Estados de Minas Gerais e Goiás. Possui uma EOO de 73.082 km² e ocorre em áreas de Campo ou Cerrado. A espécie se distribui em regiões que possuem impactos ambientais como adegradação do solo, queimadas e introdução de espécies exóticas. No Estado de Goiás, as últimas coletas datam de antes da década de 70, segundo Couto (2008) as regiões mais altas da Serra Dourada são bem preservadas, porém são pouco conhecidas floristicamente. A coleta mais recente da espécie foi registrada em área protegida de Minas Gerais. Diante do exposto, por Trimezia pusilla possuir poucas coletas, sendo a maioria há mais de 30 anos, possuir distribuição ampla, mas com registros de distúrbios em seu habitat; considera-se uma espécie "Quase ameaçada" (NT). Entretanto, recomenda-se maiores esforços de coleta, estudos populacionais e de distribuição.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pseudotrimezia pusilla (Ravenna) A.Gil;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Trimezia pusilla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bonplandia (Corrientes) 2: 277 1968.Diferencia-se por ser a menor espécie do gênero, por apresentar inflorescências com pedúnculos inconspícuos e estílete bífido (Chukr; Giulietti, 2008).

Distribuição

A espécie ocorre no Estado de Goiás (Chukr, 2012).Possui um registro de ocorrência para o Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais (Forzza, 3718 RB).

Ecologia

Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo, hermafrodita, floração e frutificação de dezembro a março, ocorre em áreas de Campo ou Cerrado (Chukr; Giulietti, 2008).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes O Cerrado, área de ocorrência da espécie, possui como ameaças a degradação do solo, queimadas e introdução de espécies exóticas (principalmente gramíneas) para a formação de pastagens (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

Referências

- CHUKR, N. Trimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 10 Jul 2012.

- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Trimezia Salisb. ex Herb. (Iridaceae) para o Brasil. Sitientibus Séries Ciência Biológica, v. 08, n. 01, p. 15-58, 2008.

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 01, n. 01, p. 147-155, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Trimezia pusilla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trimezia pusilla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 13:37:26